segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

ÍTENS IMPORTANTES

CONVITE

Um dos itens mais importantes do casamento, da festa de debutante, da comemoração de aniversários e de bodas é o CONVITE. O ato de convidar e a arte de bem receber são sinônimos de prestígio a alguém para uma determinada ocasião, sobretudo se este convite é bem elaborado e entregue com uma bela caligrafia que traduz requinte e sofisticação.

Em qualquer situação é indispensável o uso de papéis de boa qualidade e impressão profissional. Não se deve abrir mão disto, pois seja qual for o estilo da cerimônia ou da festa, estes são dias que merecem toda atenção e cuidado especial.

O bom gosto começa pelas cores, nada de poluição visual ou excesso de informação. Cores berrantes podem chamar muito a atenção, portanto não são apropriadas para um convite de casamento. Seja elegante e discreta.

O tamanho e a gramatura do convite indicarão o grau de formalidade planejado para a festa.

Mesmo que o convite seja numa linha econômica, não deixe de ter o cuidado de sobrescrever o nome do convidado no envelope com muito cuidado. Afinal, existem teorias de que a palavra que mais gostamos é o nosso próprio nome.

Festas de noivado, casamentos e demais ocasiões formais exigem um convite com maior antecedência (normalmente 45 a 30 dias), portanto a encomenda dos convites deverá ser feita com 05 (cinco) meses de antecedência, uma vez que o tempo de confecção pode chegar a um mês para alguns casos. Caso tenha que enviar os convites pelo correio, coloque-os em outro envelope e não deixe de telefonar avisando.

É imprescindível encomendar 10% a mais de convites para em caso de erros e nomes de convidados que podem surgir posteriormente.

Quando encomendar seus convites, peça os cartões sociais para agradecer os presentes. A gráfica pode te orientar ou, então, seu cerimonial.


CALIGRAFIA

Antes de escolher o convite procure tirar as dúvidas com a calígrafa.

O trabalho da calígrafa personaliza os convites, tornando-os elegantes. Imprescindível na escolha da calígrafa: letra bonita, trabalho limpo, prazo de entrega.

Ao escolher o estilo de letras, bem como o convite, estamos decidindo o que o anfitrião deseja marcar e também a forma com que os outros compreenderão o estilo do evento.

Entregue a sua lista ao calígrafo com antecedência. Ligue para ele e reserve seu lugar assim que encomendar seus convites e a gráfica determinar a data de entrega.

Outro item muito importante diz respeito à forma de apresentação da lista. É recomendável a entrega da lista à calígrafa digitalizada.* Com isso, a perda de tempo na tentativa de decifrar nomes escritos à mão é muito menor e a chance de ocorrerem erros na escrita dos nomes também diminui. Evite, ao máximo, incluir e excluir nomes de última hora, pois atrasará a integra dos convites, além de também existir possibilidades de também ocorrerem erros por conta disso. Ocorrendo a inclusão ou exclusão de nomes deverá ser informado a calígrafa por email. Dê a calígrafa, pelo menos, dois dias para subscritar os convites avulsos, pois mesmo sendo em menor quantidade, ele, provavelmente já estará trabalhando em outros e fará os seus convites avulsos em pequenos intervalos.
* Contratando o serviço de caligrafia e montagem do convite, deve está inserida a quantidade de RSVP que será fixado. Ex: faça uma planilha, sendo na primeira coluna o (s) nome (s) que será (ão) caligrafado (s) no convite e ao lado uma segunda coluna com a quantidade de RSVP correspondente.

MESA PROJETORA DE LINHAS




ESTILOS DE LETRAS (mais usadas)


Cursiva Inglesa Linea


Cursiva Inglesa Linea

Cursiva Inglesa Linea

Cursiva Inglesa Stillus

Cursiva Inglesa Stillus



Cursiva Inglesa Stillus