segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

ÍTENS IMPORTANTES

CONVITE

Um dos itens mais importantes do casamento, da festa de debutante, da comemoração de aniversários e de bodas é o CONVITE. O ato de convidar e a arte de bem receber são sinônimos de prestígio a alguém para uma determinada ocasião, sobretudo se este convite é bem elaborado e entregue com uma bela caligrafia que traduz requinte e sofisticação.

Em qualquer situação é indispensável o uso de papéis de boa qualidade e impressão profissional. Não se deve abrir mão disto, pois seja qual for o estilo da cerimônia ou da festa, estes são dias que merecem toda atenção e cuidado especial.

O bom gosto começa pelas cores, nada de poluição visual ou excesso de informação. Cores berrantes podem chamar muito a atenção, portanto não são apropriadas para um convite de casamento. Seja elegante e discreta.

O tamanho e a gramatura do convite indicarão o grau de formalidade planejado para a festa.

Mesmo que o convite seja numa linha econômica, não deixe de ter o cuidado de sobrescrever o nome do convidado no envelope com muito cuidado. Afinal, existem teorias de que a palavra que mais gostamos é o nosso próprio nome.

Festas de noivado, casamentos e demais ocasiões formais exigem um convite com maior antecedência (normalmente 45 a 30 dias), portanto a encomenda dos convites deverá ser feita com 05 (cinco) meses de antecedência, uma vez que o tempo de confecção pode chegar a um mês para alguns casos. Caso tenha que enviar os convites pelo correio, coloque-os em outro envelope e não deixe de telefonar avisando.

É imprescindível encomendar 10% a mais de convites para em caso de erros e nomes de convidados que podem surgir posteriormente.

Quando encomendar seus convites, peça os cartões sociais para agradecer os presentes. A gráfica pode te orientar ou, então, seu cerimonial.


CALIGRAFIA

Antes de escolher o convite procure tirar as dúvidas com a calígrafa.

O trabalho da calígrafa personaliza os convites, tornando-os elegantes. Imprescindível na escolha da calígrafa: letra bonita, trabalho limpo, prazo de entrega.

Ao escolher o estilo de letras, bem como o convite, estamos decidindo o que o anfitrião deseja marcar e também a forma com que os outros compreenderão o estilo do evento.

Entregue a sua lista ao calígrafo com antecedência. Ligue para ele e reserve seu lugar assim que encomendar seus convites e a gráfica determinar a data de entrega.

Outro item muito importante diz respeito à forma de apresentação da lista. É recomendável a entrega da lista à calígrafa digitalizada.* Com isso, a perda de tempo na tentativa de decifrar nomes escritos à mão é muito menor e a chance de ocorrerem erros na escrita dos nomes também diminui. Evite, ao máximo, incluir e excluir nomes de última hora, pois atrasará a integra dos convites, além de também existir possibilidades de também ocorrerem erros por conta disso. Ocorrendo a inclusão ou exclusão de nomes deverá ser informado a calígrafa por email. Dê a calígrafa, pelo menos, dois dias para subscritar os convites avulsos, pois mesmo sendo em menor quantidade, ele, provavelmente já estará trabalhando em outros e fará os seus convites avulsos em pequenos intervalos.
* Contratando o serviço de caligrafia e montagem do convite, deve está inserida a quantidade de RSVP que será fixado. Ex: faça uma planilha, sendo na primeira coluna o (s) nome (s) que será (ão) caligrafado (s) no convite e ao lado uma segunda coluna com a quantidade de RSVP correspondente.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá,
Gostaría de saber mais informações sobre o serviço de selagem em polipropileno.
camilacmanso@gmail.com
Obrigada, Camila